Não leio muito a folha.uol. Ela é demasiado moderna. Demasiado atualizada. Digo: na redação de bachareis recém-formados. Veja:
Mina que matou militar estava fora da área permitida, diz Exército (21/06/2012 - 18h28): Segundo o militar, uma mina terrestre teria explodido acidentalmente por estar fora da área permitida.
Você explode por estar fora da área permitida? Ou você, mina terrestre, explode porque alguém pisa em você? Ou porque atiçam fogo em você?
A própria matéria teria poupado o jornalista da asneira se esse tivesse prestado atenção em sua matéria:
"O artefato não poderia estar naquele local. Esse grupo não utiliza explosivos, apenas material para simulação. O acidente ocorreu em uma área onde a equipe se preparava para passar a noite, por volta das 21h. Eles haviam acendido uma fogueira e iriam preparar o jantar quando o artefato explodiu", afirmou o coronel.
Durante entrevista coletiva na Escola de Sargentos, o militar entrou em contradição ao dizer inicialmente que a explosão teria sido provocada quando Eugênio pisou em uma mina terrestre. Em seguida, o coronel mudou a versão e afirmou que o acidente pode ter sido causado pelo calor da fogueira no local.Temos, assim, uma contradição e uma má ação.
& cheira muito mal o parágrafo em que consta onde: A Secretaria de Saúde do Paraná recomenda que os estabelecimentos onde há aglomeração de pessoas retomem o cuidado com a ventilação e a higiene, oferecendo, por exemplo, dispensadores de álcool em gel. (21/06/2012-18h05)
Preciso conferir na gramática se pode empregar esse onde. E se puder, negar-me-ei.
Pois é: a folha mostra-nos a atualidade. Cansei de indicar-lhe erros modernos desse gênero. Pensei que tomaria providências, mas obviamente está disposta a conviver com esse patamar de letradice, letradura, letradal, letradete
Todo dia a mesma meleca...